quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Legislação Sobre Voo Livre - Parte 2

Após alguns dias de espera, o senhor Jacky Bouvard, da FFVL - Federação Francesa de Voo Livre respondeu aos questionamentos que eu fiz sobre a legislação de voo livre em seu país. Coloquei a resposta em francês e também uma tradução feita por mim. Se alguém detectar uma falha na tradução, favor me comunicar.

1. Quais são as agências que regulam o vôo livre no seu país?
"Le ministère des sports gère les diplômes professionnels (enseignement professionnel contre rémunération, dont le biplace) et délègue l’organisation du sport aux fédérations, la FFVL pour le vol libre. La FFVL délivre les diplômes fédéraux aux bénévoles, et gère les sites de vol par ses clubs."
O Ministério dos Esportes gerencia as habilitações profissionais do esporte (Ensino profissional remunerado, ou de quem faz voo duplo) e delega a organização às federações desportivas, sendo a FFVL para o voo livre. A FFVL entrega as habilitações voluntariamente e gerencia clubes locais de voo.

2. Quais são as responsabilidades de cada agência?
" Le ministère gère les diplômes délivrés par l’Etat uniquement. La fédération s’occupe des écoles de parapente, et des professionnels qui travaillent dans ces écoles"
O ministério gerencia os certificados emitidos pelo Estado apenas. A federação é responsável pelas escolas de asa delta e parapente e seus profissionais que trabalham nessas escolas.

3. O que é preciso para se tornar instrutor de asa-delta ou parapente?
" Il faut passer le diplôme professionnel correspondant à la discipline (moniteur delta ou parapente) pour travailler et gagner et sa vie avec le biplace ou l’enseignement. Les diplômes de la fédération permettent d’enseigner ou faire du biplace sans pouvoir être payé"
Deve ter o título profissional correspondente à disciplina (asa delta ou parapente) e para trabalhar e ganhar a vida com voo duplo ou ensino. Habilitações da FFVL permitem ensinar ou fazer voo duplo não remunerados.

4. O que é preciso para se tornar um piloto de voo duplo de asa delta ou parapente?
"C’est la même chose. Le biplace (ou tandem) fait partie du même diplôme professionnel (BEES ou BPJEPS). On peut faire aussi du tandem bénévole avec la qualification délivrée par la fédération. Il faut passer une « qualification biplace », en possédant un brevet de pilote confirmé auparavant. Ce sont les régions qui l’organisent pour la FFVL"
É a mesma coisa. O voo duplo faz parte da mesma habilitação profissional (BEES ou BPJEPS). Também poderá oferecer voo duplo com a habilitação dada pela federação. Deve passar por uma qualificação para voo duplo e possuir um brevet de piloto confirmado anteriormente. Estas são as áreas que a FFVL organiza.

5. O vôo duplo comercial é proibido no seu país?
"Le vol biplace commercial est autorisé sur tous nos sites où le vol libre est autorisé pour les pratiquants, professionnels ou bénévoles"
O voo duplo comercial é permitido em todos os locais onde o voo livre é autorizado para os praticantes, profissionais ou voluntários. 

Pelo que eu entendi, quem está na Federação Francesa pode ensinar e fazer voo duplo sem cobrar, mas para cobrar é preciso estar cadastrado no ministério dos esportes. Se alguém entendeu de forma diferente, ficarei muito interessado em receber um email ou comentário me corrigindo.

De qualquer maneira, o fato é que o voo duplo e o ensino remunerados são permitidos na França. Algo muito interessante e que diverge da posição de alguns outros países.

Agora vamos aguardar a resposta da USHPA dos Estados Unidos.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Legislação Sobre Voo Livre - Parte 1

O voo livre no Brasil passa por um momento muito difícil onde não há legislação específica sobre o assunto. O DAC (Órgão que regulava a Aviação Civil no Brasil) foi extinto e toda a responsabilidade passou para ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A ANAC revogou a RBHA104, única legislação mais específica sobre o voo livre. Desde então estamos num limbo sem saber onde nos apoiar.

Estamos no período de eleições da ABVL (Associação Brasileira de Vôo Livre) e há uma nova chapa concorrendo às eleições. A nova chapa quer a profissionalização do esporte, mas não deixa claro se irá lutar para reverter a proibição do voo duplo no Brasil. Esta nova chapa está disputando com a gestão atual que nos últimos tempos tenta mostrar que a atividade de voo livre comercial é proibida indo contra uma multidão de dupleiros que vive desta atividade.

Sendo as chapas contra ou a favor do voo duplo comercial, fato é que este é proibido por lei no Brasil. Entretanto, pilotos no Brasil são divididos entre a proibição e a legalidade deste tipo de voo. Será que é possível tornar a profissão de dupleiro legal? Deixe a sua opinião na enquete ao lado, respondendo sim ou não se você é a favor do voo duplo comercial.

Depois de algumas mortes de pilotos e passageiros que voam duplo, a ANAC emitiu uma carta para a ABVL reiterando a proibição do voo duplo com fins comerciais (veja aqui). Mas os voos duplos comerciais continuam acontecendo em todo o Brasil. Apesar das controvérsias, é difícil saber a opinião da maioria dos pilotos. Eu não tenho opinião totalmente formada sobre tudo isso, mas acho que é uma discussão muito salutar.

Para ir mais a fundo nesta problemática, procurei entender um pouco sobre como é a regulação do vôo comercial em outros países. Então, entrei em contato com outras Federações Internacionais para solicitar algumas informações. Entrei em contato com a FIVL (Federação Italiana de Voo Livre), a USHPA (Associação Estados Unidense de Asa Delta e Parapente) e a FFVL (Federação Francesa de Voo Livre). Fiz as seguintes perguntas para cada uma das Federações:

1. Quais são as agências que regulam o vôo livre no seu país?
2. Quais são as responsabilidades de cada agência?
3. O que é preciso para se tornar instrutor de asa-delta ou parapente?
4. O que é preciso para se tornar um piloto de voo duplo de asa delta ou parapente?
5. O vôo duplo comercial é proibido no seu país?

Por enquanto apenas a FIVL me respondeu. Veja abaixo a resposta:

FIVL - Federação Italiana de Voo Livre

"O vôo livre na Itália é regulada por uma lei estadual que é o Decreto Presidencial 133. Neste decreto é mencionado várias vezes que a Autoridade de Aviação Civil é a Agência Nacional de Aviação Civil e tem as seguintes atribuições: supervisão, endereço e controle na aviação; a promoção de acordos internacionais; a supervisão da Aviação Civil Nacional, do ENAV (Companhia Nacional de Serviços de Navegação Aérea) e do Aero Clube da Itália; acordos com as entidades supervisionadas; avaliação dos planos de investimento no setor aeroportuário; o monitoramento e as estatísticas sobre o transporte aéreo."

"Na Itália, há um outro orgão, o Aero Clube da Itália, que, entre outras tarefas, emite certificados de vôo e qualificações para voo duplo. Para obter o certificado de aeronavegabilidade e certificação do vôo duplo é preciso participar de um curso em uma escola de vôo e passar em um exame com sucesso. A lei especifica que "A atividade de vôo livre não pode ter fins comerciais"."
(Traduzido do email recebido da Secretaria da FIVL, enviado por Maria Rosa).

USHPA - Associação Estados Unidense de Asa Delta e Parapente
Aguardando resposta.

FFVL - Federação Francesa de Voo Livre
Aguardando resposta.


Já de início podemos averiguar que não é só no Brasil que vigora a proibição de voo duplo comercial. Vamos aguardar a resposta das outras federações para tentar avaliar um pouco melhor como se dá a questão do voo duplo no Mundo.

Por enquanto devemos obedecer o que manda a lei e não realizar voos duplos comerciais.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Brasileiro de Asa Delta em Baixo Guandú 3

Após dois dias de brasileiro a minha conclusão é que é muito difícil postar notícias no blog. Ainda mais que estou na casa do meu pai, em Colatina, com três irmãos pequenos que querem a minha atenção o tempo inteiro. Todos os dias vou e volto para Baixo Guandú, num trajeto de 40 km aproximadamente. A vantagem é que pego energia renovada da criançada e me desligo um pouco da competição. Sendo o único representante do Espírito Santo estou tendo o privilégio, ou talvez o ônus de birutar. Ontem isso me rendeu um ótimo início de voo consegui voar direto com o primeiro pelotão, mas acabei optando por uma rota um pouco diferente que deu muito certo, fiquei entre os 10. Mas no segundo dia (hoje) me precipitei e decolei na hora errada e acabei pregando. Tudo bem, a idéia é me divertir, mas fiquei muito triste de mandar mal no segundo dia... Agora é concentrar e mandar bem no sábado e domingo! Estou postando do meu fone por isso hoje não tem foto nem nada. Mas prometo que depois eu posto fotos e vídeos do campeonato. Abraço a todos!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Brasileiro de Asa Delta em Baixo Guandu 2

As condições meteorológicas em Vitória, ES, nesta terça-feira 17 de julho de 2012 estavam meio desanimadoras a primeira vista. Saí de Vitória as 9 horas da manhã em direção a Baixo Guandu, um pouco tarde, mas tudo bem. Chuva fina e constante, as vezes mais forte, céu bastante nublado, típico dia de ficar na cama. No meio do caminho o tempo foi limpando e ao chegar em Baixo Guandu uma boa surpresa, céu um pouco nublado, teto baixo, vento sudeste moderado, mas a rampa estava aberta e deu pra ver que seria um dia de chupadeira de nuvem, ou nega chupadeira, como diz o meu amigo Gaiteiro Ivo. Decolagem difícil, vento um pouco forte, vindo um pouco da direita por estar de sudeste. Vacilei, deixei a asa entrar muito para a direita, mas consegui corrigir. Graças a Deus! Ao decolar já tomei uma para cima e dali não perdi mais. Fiquei boiando até ganhar uma certa altura e arriscar em cima dos eucalíptos na direita... é ali que bomba. Peguei a primeira térmica e fui até uns 900 metros... nesta altura as térmicas já ficavam meio falhadas e derivando muito... fiz a primeira tirada em direção a cabeça de pedra da esquerda e assim fui pegando algumas termiquinhas até chegar na Cidade de Baixo Guandu. Na cidade um monte de urubu me saudou com uma bela revoada. Voei com eles um tempo e depois pousei ali perto do trevo, pois tinha combinado com a minha resgata que hoje não faria um voo longo. Certamente dava para continuar seguindo rio acima. Bom para esquentar os braços!! Já deu para ver que a organização do campeonato andou por lá, deram uma boa roçada e consertaram os desníveis da decolagem, Pena que está sem grama. Mas do jeito que está já dá para fazer 2 corredores de decolagem com muita tranquilidade. Abaixo algumas fotos do dia e um videozinho da decolagem. Em breve posto o voo no Portal do Voo. VALEU!!!

VIDEO


FOTOS

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Brasileiro de Asa Delta em Baixo Guandu 1

O Brasileiro de Asa Delta em Baixo Guandu está chegando e resolvi plotar alguns pontos do local do campeonato. Para mim era muito importante plotar os pontos sobre o Google Maps, ao invés de plotar no Google Earth. Isto porque a imagem do GoogleEarth fica muito poluída, enquanto que a imagem do Maps mostra só as estradas, deixando o mapa bem mais limpo. Depois de um longo tempo quebrando a cabeça, encontrei um site maravilhoso, ele gera um arquivo kml que sobrepõe as imagens do Maps no Earth. Parece meio complicado, mas o que eu estou querendo dizer é bem fácil de entender quando olhamos a figura abaixo:


Você tem os mapas do GoogleMaps dentro do GoogleEarth. Simples assim.

Bem, vamos aos passos, que são bem simples.

Entre no link da página http://www.mgmaps.com/kml/#shots. Você será direcionado para a página mostrada na figura abaixo. Nesta mesma página, tem um menu escrito Map Type. Eu escolhi GoogleMaps, mas você pode escolher qualquer um.


Depois de escolher basta clicar no botão "Open in Google Earth", como na figura abaixo.


Um arquivo KML será baixado no seu computador. Basta abrir o arquivo e pronto! O seu GoogleEarth irá apresentar os mapas do GoogleMaps!

Depois de usar a ferramenta acima fiz um mosaico com alguns pontos. você pode baixa-lo neste link para ver como ficou


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Escola de Voo Livre Asa Delta Capixaba

É com grande alegria que gostaria de dizer que acabo de inaugurar a Escola de Voo Livre Asa Delta Capixaba. Neste sábado rolou a primeira aula da escola, com o aluno André Chorão. O André é piloto de parapente e demonstrou grande habilidade na sua primeira aula de asa delta. Parabéns André!! Para mais informações sobre o curso de asa delta, clique neste link, ou em Aprenda a Voar de Asa Delta, na parte superior desta página. Abaixo o vídeo da primeira aula do André. Vejam em full screen que fica bem melhor!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Visita à Baixo Guandu Pré Brasileiro de Parapente na Rampa do Monjolo

O Campeonato Brasileiro de Parapente em Baixo Guandu, no Morro do Monjolo, começa no próximo fim de semana (22/4/2012), já o campeonato de asa será em julho. O potencial do Monjolo é ótimo para voos de XC, além de possuir um visual incrível.

Neste fim de semana vi que a previsão indicava ventos de N-NW, que não é muito ideal para o local, pois a decolagem é virada para NE, mas acreditei que seria possível fazer um bom voo. Resolvi então sair de Guarapari no sábado de manhã para voar sábado e domingos (14 e 15/4/2012) em Baixo Guandu. Aproveitei para fazer umas imagens de Baixo Guandu e da Rampa do Monjolo. Clique em mais informações para ver o post inteiro.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Free Fly SMS - Android


Clique para instalar
O Free Fly SMS é um App simples para enviar SMS automáticos com suas coordenadas geográficas e altura, com intervalo de tempo definido, para um telefone específico de sua escolha. É interessante para alguém que pratica esportes como asa delta, parapente, planador, trilha, bicicleta, caiaque, balão, e muitos outros onde alguém precisa, ou gostaria de saber a sua posição. Para instalar basta entrar no GooglePlay, novo nome do antigo market, escrever Free Fly SMS na busca e clicar em instalar.
SAIBA MAIS SOBRE O FREE FLY SMS

quinta-feira, 1 de março de 2012

A volta do XCapixaba!


Campeonato Capixaba de Cross Country 2012

Após 1 ano sem acontecer o XCapixaba volta a fazer parte das competições de voo livre no Estado do Espírito Santo.

O campeonato não terá fins lucrativos e tem como ideia básica a evolução do voo livre de cross coutry no Estado. Por tanto, não teremos um orçamento confortável e o evento dependerá apenas da paixão do piloto pelo voo de distância! Todos estão trabalhando voluntariamente.

As inscrições estão no valor de R$50,00 reais até 31 de março, depois disso aumentará conforme regulamento. A premiação será custeada apenas com o valor das inscrições. Detalhes estão no regulamento, no site da FCVL.

Quem fizer inscrição e pagar até 31 de março poderá enviar todos os voos que fez em janeiro, fevereiro e março. Quem fizer inscrição depois disso só poderá enviar os voos após a data do pagamento.

Quem quiser uma camisa de Lycra do evento deve solicitar no meu email em PVT (hfrasson@yahoo.com.br), esta custará R$ 90,00 (preço de custo). Só serão feitas caso haja no mínimo 10 pedidos. Caso contrário devolvo o dinheiro pra quem pagou. A data para fazer o pedido é até 31 de março, depois disso mando fazer as camisetas e entrego quando ficar pronta, em mãos, quem quiser posso mandar por sedex a cobrar.

Maiores informações em www.fcvles.com.br 

Clique aqui para Acessar o regulamento.




terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

XC Cachoeira Alta - O Frade e a Freira

Fim de semana de condições perfeitas na maioria das decolagens do Espírito Santo. Foram alcançadas marcas importantes em Castelo, com Zazá que voou cerca de 120km. Bem... o meu voo foi menos extraordinário, mas não deixou de ser um bom voo. Foram apenas 3 térmicas, uma em Cachoeira Alta, outra em Iconha e outra no Frade e a Freira. O vento estava forte e na primeira térmica foi bem difícil passar dos 900 m, as térmicas dissipavam. A condição estava mais para o interior, o voo que fiz foi muito perto do litoral. Mas em compensação a velocidade na tirada era grande. Depois de 2:12h de voo, foram 38,58km, altura máxima de 1398m, maior ascendente 3,18m/s e velocidade máxima de 88km/h. Ainda deu pra fazer um videozinho...

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Mais um videozinho

No fim de semana dos dias 11 e 12 de fevereiro fui para  Alfredo Chaves e fiz algumas imagens. Nada de mais, só dois voozinhos locais para manter o braço em dia, rever os amigos, sair um pouco de casa com a Gata... é isso.. divirta-se!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Campeonato Capixaba de Voo Livre - Alfredo Chaves

Oi pessoal, um videozinho com a minha nova câmera, uma AEE SD20 Action Camcorder. Estilo uma Gopro, mas um pouco diferente. O vídeo foi feito na última etapa de 2011 do campeonato capixaba de voo livre, que aconteceu nos dias 5 e 6 de fevereiro 2012. Após um longo tempo com chuva no Espírito Santo nada melhor que um sábado maravilhoso de voo livre. Foi a primeira filmagem com a minha Action Camcorder. Infelizmente não recomendo a câmera, pois a pesar de ter vários acessórios, inclusive controle remoto, não consigo configurar a câmera, o jeito é usar como ela veio mesmo. O chato é que a data aparece de 2007.... ehehehe...

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Aeros Analisa Acidente do Piloto Enio no Campeonato Brasileiro de Asa Delta em Brasília 2011

No dia 28 de dezembro de 2011 o Luizinho Niemeyer enviou para a lista de emails Asa Delta RJ um relatório da Aeros sobre o acidente com o piloto Enio no Campeonato Brasileiro de Asa Delta em Brasília.

Para entender o acidente, estou disponibilizando algumas informações adicionais neste link , onde está o documento gerado pelos pilotos Mario Campanella, Alan Morrison e Erik Vills, sobre a análise do acidente. Neste outro link tem os comentários do Luizinho Niemeyer (dealer Aeros no Brasil) sobre o documento produzido.

Veja o relatório da Aeros em mais informações abaixo: