quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
Legislação Sobre Voo Livre - Parte 2
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Legislação Sobre Voo Livre - Parte 1
Estamos no período de eleições da ABVL (Associação Brasileira de Vôo Livre) e há uma nova chapa concorrendo às eleições. A nova chapa quer a profissionalização do esporte, mas não deixa claro se irá lutar para reverter a proibição do voo duplo no Brasil. Esta nova chapa está disputando com a gestão atual que nos últimos tempos tenta mostrar que a atividade de voo livre comercial é proibida indo contra uma multidão de dupleiros que vive desta atividade.
Sendo as chapas contra ou a favor do voo duplo comercial, fato é que este é proibido por lei no Brasil. Entretanto, pilotos no Brasil são divididos entre a proibição e a legalidade deste tipo de voo. Será que é possível tornar a profissão de dupleiro legal? Deixe a sua opinião na enquete ao lado, respondendo sim ou não se você é a favor do voo duplo comercial.
Depois de algumas mortes de pilotos e passageiros que voam duplo, a ANAC emitiu uma carta para a ABVL reiterando a proibição do voo duplo com fins comerciais (veja aqui). Mas os voos duplos comerciais continuam acontecendo em todo o Brasil. Apesar das controvérsias, é difícil saber a opinião da maioria dos pilotos. Eu não tenho opinião totalmente formada sobre tudo isso, mas acho que é uma discussão muito salutar.
Para ir mais a fundo nesta problemática, procurei entender um pouco sobre como é a regulação do vôo comercial em outros países. Então, entrei em contato com outras Federações Internacionais para solicitar algumas informações. Entrei em contato com a FIVL (Federação Italiana de Voo Livre), a USHPA (Associação Estados Unidense de Asa Delta e Parapente) e a FFVL (Federação Francesa de Voo Livre). Fiz as seguintes perguntas para cada uma das Federações:
1. Quais são as agências que regulam o vôo livre no seu país?
2. Quais são as responsabilidades de cada agência?
3. O que é preciso para se tornar instrutor de asa-delta ou parapente?
4. O que é preciso para se tornar um piloto de voo duplo de asa delta ou parapente?
5. O vôo duplo comercial é proibido no seu país?
Por enquanto apenas a FIVL me respondeu. Veja abaixo a resposta:
FIVL - Federação Italiana de Voo Livre
"O vôo livre na Itália é regulada por uma lei estadual que é o Decreto Presidencial 133. Neste decreto é mencionado várias vezes que a Autoridade de Aviação Civil é a Agência Nacional de Aviação Civil e tem as seguintes atribuições: supervisão, endereço e controle na aviação; a promoção de acordos internacionais; a supervisão da Aviação Civil Nacional, do ENAV (Companhia Nacional de Serviços de Navegação Aérea) e do Aero Clube da Itália; acordos com as entidades supervisionadas; avaliação dos planos de investimento no setor aeroportuário; o monitoramento e as estatísticas sobre o transporte aéreo."
"Na Itália, há um outro orgão, o Aero Clube da Itália, que, entre outras tarefas, emite certificados de vôo e qualificações para voo duplo. Para obter o certificado de aeronavegabilidade e certificação do vôo duplo é preciso participar de um curso em uma escola de vôo e passar em um exame com sucesso. A lei especifica que "A atividade de vôo livre não pode ter fins comerciais"."
(Traduzido do email recebido da Secretaria da FIVL, enviado por Maria Rosa).
USHPA - Associação Estados Unidense de Asa Delta e Parapente
Aguardando resposta.
FFVL - Federação Francesa de Voo Livre
Aguardando resposta.
Já de início podemos averiguar que não é só no Brasil que vigora a proibição de voo duplo comercial. Vamos aguardar a resposta das outras federações para tentar avaliar um pouco melhor como se dá a questão do voo duplo no Mundo.
Por enquanto devemos obedecer o que manda a lei e não realizar voos duplos comerciais.
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Brasileiro de Asa Delta em Baixo Guandú 3
Após dois dias de brasileiro a minha conclusão é que é muito difícil postar notícias no blog. Ainda mais que estou na casa do meu pai, em Colatina, com três irmãos pequenos que querem a minha atenção o tempo inteiro. Todos os dias vou e volto para Baixo Guandú, num trajeto de 40 km aproximadamente. A vantagem é que pego energia renovada da criançada e me desligo um pouco da competição. Sendo o único representante do Espírito Santo estou tendo o privilégio, ou talvez o ônus de birutar. Ontem isso me rendeu um ótimo início de voo consegui voar direto com o primeiro pelotão, mas acabei optando por uma rota um pouco diferente que deu muito certo, fiquei entre os 10. Mas no segundo dia (hoje) me precipitei e decolei na hora errada e acabei pregando. Tudo bem, a idéia é me divertir, mas fiquei muito triste de mandar mal no segundo dia... Agora é concentrar e mandar bem no sábado e domingo! Estou postando do meu fone por isso hoje não tem foto nem nada. Mas prometo que depois eu posto fotos e vídeos do campeonato. Abraço a todos!
terça-feira, 17 de julho de 2012
Brasileiro de Asa Delta em Baixo Guandu 2
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Brasileiro de Asa Delta em Baixo Guandu 1
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Escola de Voo Livre Asa Delta Capixaba
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Visita à Baixo Guandu Pré Brasileiro de Parapente na Rampa do Monjolo
Neste fim de semana vi que a previsão indicava ventos de N-NW, que não é muito ideal para o local, pois a decolagem é virada para NE, mas acreditei que seria possível fazer um bom voo. Resolvi então sair de Guarapari no sábado de manhã para voar sábado e domingos (14 e 15/4/2012) em Baixo Guandu. Aproveitei para fazer umas imagens de Baixo Guandu e da Rampa do Monjolo. Clique em mais informações para ver o post inteiro.
segunda-feira, 26 de março de 2012
Free Fly SMS - Android
quinta-feira, 1 de março de 2012
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
XC Cachoeira Alta - O Frade e a Freira
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Mais um videozinho
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Campeonato Capixaba de Voo Livre - Alfredo Chaves
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Aeros Analisa Acidente do Piloto Enio no Campeonato Brasileiro de Asa Delta em Brasília 2011
Para entender o acidente, estou disponibilizando algumas informações adicionais neste link , onde está o documento gerado pelos pilotos Mario Campanella, Alan Morrison e Erik Vills, sobre a análise do acidente. Neste outro link tem os comentários do Luizinho Niemeyer (dealer Aeros no Brasil) sobre o documento produzido.
Veja o relatório da Aeros em mais informações abaixo: