sexta-feira, 20 de julho de 2012

Brasileiro de Asa Delta em Baixo Guandú 3

Após dois dias de brasileiro a minha conclusão é que é muito difícil postar notícias no blog. Ainda mais que estou na casa do meu pai, em Colatina, com três irmãos pequenos que querem a minha atenção o tempo inteiro. Todos os dias vou e volto para Baixo Guandú, num trajeto de 40 km aproximadamente. A vantagem é que pego energia renovada da criançada e me desligo um pouco da competição. Sendo o único representante do Espírito Santo estou tendo o privilégio, ou talvez o ônus de birutar. Ontem isso me rendeu um ótimo início de voo consegui voar direto com o primeiro pelotão, mas acabei optando por uma rota um pouco diferente que deu muito certo, fiquei entre os 10. Mas no segundo dia (hoje) me precipitei e decolei na hora errada e acabei pregando. Tudo bem, a idéia é me divertir, mas fiquei muito triste de mandar mal no segundo dia... Agora é concentrar e mandar bem no sábado e domingo! Estou postando do meu fone por isso hoje não tem foto nem nada. Mas prometo que depois eu posto fotos e vídeos do campeonato. Abraço a todos!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Brasileiro de Asa Delta em Baixo Guandu 2

As condições meteorológicas em Vitória, ES, nesta terça-feira 17 de julho de 2012 estavam meio desanimadoras a primeira vista. Saí de Vitória as 9 horas da manhã em direção a Baixo Guandu, um pouco tarde, mas tudo bem. Chuva fina e constante, as vezes mais forte, céu bastante nublado, típico dia de ficar na cama. No meio do caminho o tempo foi limpando e ao chegar em Baixo Guandu uma boa surpresa, céu um pouco nublado, teto baixo, vento sudeste moderado, mas a rampa estava aberta e deu pra ver que seria um dia de chupadeira de nuvem, ou nega chupadeira, como diz o meu amigo Gaiteiro Ivo. Decolagem difícil, vento um pouco forte, vindo um pouco da direita por estar de sudeste. Vacilei, deixei a asa entrar muito para a direita, mas consegui corrigir. Graças a Deus! Ao decolar já tomei uma para cima e dali não perdi mais. Fiquei boiando até ganhar uma certa altura e arriscar em cima dos eucalíptos na direita... é ali que bomba. Peguei a primeira térmica e fui até uns 900 metros... nesta altura as térmicas já ficavam meio falhadas e derivando muito... fiz a primeira tirada em direção a cabeça de pedra da esquerda e assim fui pegando algumas termiquinhas até chegar na Cidade de Baixo Guandu. Na cidade um monte de urubu me saudou com uma bela revoada. Voei com eles um tempo e depois pousei ali perto do trevo, pois tinha combinado com a minha resgata que hoje não faria um voo longo. Certamente dava para continuar seguindo rio acima. Bom para esquentar os braços!! Já deu para ver que a organização do campeonato andou por lá, deram uma boa roçada e consertaram os desníveis da decolagem, Pena que está sem grama. Mas do jeito que está já dá para fazer 2 corredores de decolagem com muita tranquilidade. Abaixo algumas fotos do dia e um videozinho da decolagem. Em breve posto o voo no Portal do Voo. VALEU!!!

VIDEO


FOTOS

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Brasileiro de Asa Delta em Baixo Guandu 1

O Brasileiro de Asa Delta em Baixo Guandu está chegando e resolvi plotar alguns pontos do local do campeonato. Para mim era muito importante plotar os pontos sobre o Google Maps, ao invés de plotar no Google Earth. Isto porque a imagem do GoogleEarth fica muito poluída, enquanto que a imagem do Maps mostra só as estradas, deixando o mapa bem mais limpo. Depois de um longo tempo quebrando a cabeça, encontrei um site maravilhoso, ele gera um arquivo kml que sobrepõe as imagens do Maps no Earth. Parece meio complicado, mas o que eu estou querendo dizer é bem fácil de entender quando olhamos a figura abaixo:


Você tem os mapas do GoogleMaps dentro do GoogleEarth. Simples assim.

Bem, vamos aos passos, que são bem simples.

Entre no link da página http://www.mgmaps.com/kml/#shots. Você será direcionado para a página mostrada na figura abaixo. Nesta mesma página, tem um menu escrito Map Type. Eu escolhi GoogleMaps, mas você pode escolher qualquer um.


Depois de escolher basta clicar no botão "Open in Google Earth", como na figura abaixo.


Um arquivo KML será baixado no seu computador. Basta abrir o arquivo e pronto! O seu GoogleEarth irá apresentar os mapas do GoogleMaps!

Depois de usar a ferramenta acima fiz um mosaico com alguns pontos. você pode baixa-lo neste link para ver como ficou